Alimentação


     A alimentação é um dos factores mais importantes na criação de aves. Efectivamente, cada uma das espécies necessita de determinado tipo de alimentação, de acordo com as características naturais do meio em que habitualmente vive. De geração em geração, foram tomando o hábito de comer aquilo que encontravam com mais facilidade e que Ihes permitia sobreviver e resistir às doenças. Entre a enorme variedade de sementes para granívoras escolheremos, portanto, as mais indicadas, que enunciaremos quando tratarmos das espécies separadamente.

     No entanto, é curioso assinalar a facilidade de adaptação das aves a sementes que não conheciam nos seus países de origem. A pouco e pouco, os seus hábitos vão-se modificando e, desde que Ihes forneçamos sementes com iguais características e percentagens alimentícias, raramente sofrem com a mudança.

     Porém, desde já convém lembrar que, embora grande número de espécies sejam granívoras, também elas necessitam de alimento de origem animal nos primeiros tempos de vida. Os pais, na época da criação, devem ter, portanto, à sua disposição alimentos com aquela característica. Em liberdade, escolhem insectos e outros pequenos animais. Em cativeiro teremos de Ihes dar igualmente insectos e papas adequadas que nós próprios iremos confeccionar. Algumas espécies são mesmo totalmente insectívoras, abrangendo os vulgarmente chamados "Pássaros de Bico Mole" ou "Bico Fino" que comem, além de insectos e papas para insectívoros, ovo, natas, carne moída, etc.

     Uns e outros necessitam ainda, no entanto, de verdura, frutos maduros e cenouras, onde vão recolher os suplementos vitamínicos naturais.

     É também conveniente variar o regime de vez em quando, quer se trate de sementes ou papas. Isso contribuirá afinal para corrigir qualquer erro que, a manter-se, poderia pôr em perigo as nossas aves. Alguns avicultores aconselham igualmente um dia de jejum por semana, no qual apenas seria servida água com um pouco de bicarbonato ou algumas gotas de medicamento para o fígado. Pessoalmente não o fazemos e, embora compreendamos a razão do conselho, preferimos respeitar a liberdade das aves em se alimentarem ou não. É claro que no seu meio natural isso por vezes acontece porque não encontram alimentos adequados. É um jejum forçado. De qual- quer forma, adoptamos o tratamento regular das nossas aves com um medicamento conveniente, à base de desintoxicante digestivo. E, por outro lado, convém não esquecer que certas espécies não poderiam estar mais de doze horas sem comer.


  Indicam-se as sementes consideradas fundamentais para uma boa alimentação de canários, variando a sua proporção consoante as raças e os critérios do canaricultor:

  • ALPISTA,
  • NABO,
  • COLZA,
  • NÍGER,
  • AVEIA,
  • LINHAÇA,
  • CÂNHAMO
  • PAINÇO.

Sem comentários:

Enviar um comentário